A regulamentação das ações Bitcoin seria uma má idéia?

Um dos grandes problemas que todos parecem ter com o bitcoin e o crypto é que eles não são tão regulamentados quanto outros mercados financeiros. Na maioria das vezes, eles são projetados para serem descentralizados e dar mais poder monetário aos usuários, mas sem qualquer regulamentação, as coisas estão fadadas a ficar fora de controle.

A regulamentação do Bitcoin pode assumir uma forma diferente

Agora, alguns estão promovendo a idéia de que o Bitcoin Era seja regulado da forma como a Índia regula seu mercado de ações. A idéia vem de Deepak Kapoor, um fundador de um think-tank que parece saber uma ou duas coisas sobre a moeda criptográfica. Em uma entrevista recente, ele afirmou:

Bitcoin deve ser negociado como uma ação. Esse é o único status legal que ele pode obter, e deveria obter esse status. Você o torna legal e pode colocar toda a economia do país em jogo.

Claramente, ele não gosta da idéia de legalizar a bitcoin como uma moeda legítima. Este é um grande problema na medida em que isto é o que o bitcoin foi projetado para ser… Algo que poderia potencialmente substituir – ou pelo menos agir como – dinheiro real. No entanto, sua principal questão é que ela permanece altamente volátil e vulnerável às oscilações de preços, o que significa que muitos pontos de venda e outras empresas não estão dispostos a aceitá-la como meio de pagamento.

Considere o seguinte: se você entrar em uma loja agora mesmo e pagar por 50 dólares de mercadoria com bitcoin, você sairá dessa loja de graça e sem problemas, não importa o que aconteça, então se o preço do BTC cair no dia seguinte, você ainda poderá ficar com todos os seus itens, mas a loja perdeu dinheiro. Isto explica porque tantos vendedores são anti-crypto quando se trata do processo de transação. Apenas alguns – como Overstock.com – alguma vez disseram „sim“.

Mas a idéia de regular totalmente as ações como o bitcoin vem com várias desvantagens. Por um lado, as pessoas que inicialmente usam bitcoin e outras formas de criptografia porque não conseguem ter acesso a produtos ou serviços financeiros tradicionais serão imediatamente eliminadas.

Com a regulamentação em vigor, aqueles que usavam livremente o bitcoin poderiam agora ser submetidos a verificações de antecedentes, verificações de crédito ou outras manobras legislativas que poderiam potencialmente atrapalhar a sua liberdade financeira.

Sem acesso a criptografia ou serviços tradicionais, como eles pretendem sobreviver? Como eles podem alcançar o que precisam para se alimentar ou para alimentar suas famílias?

Por que isto não funcionaria de verdade

Por sorte, nem todos estão de pé com Kapoor. Nischal Shetty – CEO da Wazir X, uma troca criptográfica em Mumbai – declarou sua oposição a outras táticas regulatórias, mencionando:

Bitcoin não é uma fatia de uma empresa que você pode comprar ou investir. Ao contrário, é visto como um ativo, como o ouro, por exemplo. Portanto, não pode ser visto como uma ação.